Ideias

  • Categories
  • Uma década de C-Lab, devidamente celebrada

    O nosso C-Lab faz 10 anos neste 2019!

    O número redondo sugeria comemoração, mas a nossa alegria por esta caminhada exigia festa.

    Assim, dia 24 de Setembro chamámos todos à Gulbenkian, pusemos a música a tocar e brindámos ao passado com o ‘futuro sempre a chegar’ que a investigação de tendências traz à discussão desde há 10 anos para cá e que é a nossa razão de ser.

    Este projecto leva uma vida cheia e foi a ela que brindámos. A uma infinitude de ideias que se debateram, de palavras que se fixaram como nossas, de consumidores comuns cujas histórias ficaram gravadas na nossa memória, de clientes que entusiasticamente nos leram, ouviram, opinaram, de lugares que fizemos nossos.

    Ainda que esse olhar para o passado não deixe de ser preciso e deva ser celebrado, é o olhar sobre o futuro que nos ocupa e nos inquieta. Por isso a 10ª edição de Tendências foi o momento certo para o C se celebrar.

    Sublinhámos neste dia o encontro com um consumidor mais consciente, mais reflexivo, que quer ir mais além. Um indivíduo que cada vez desafia mais os seus limites. Sublinhámos que, numa vida de consumo feita sempre de uma sequência interminável de ‘novos começos’, se evidencia claramente em 2019 a ideia de que cada vez mais portugueses desejam um novo começo. Não que o Neo-materialismo (tendência primeira do paper) subentenda o caminho de todos para uma frugalidade feliz, mas aponta definitivamente para uma equação de sedução com novos contrapesos e indispensáveis correcções. É sobre eles que as 7 tendências apresentadas, se debruçam:

    • Neo-materialismo
    • Ida ao Limite
    • Império dos Sentidos
    • Alquimia das Escolhas
    • Fidelidade [não?] Correspondida
    • Re-Gramaticar os Euros
    • Os mais Velhos, Nova Fronteira da Inclusão

    Um grande bem-haja a todos os clientes que acompanharam o projecto estes 10 anos!