‘Riscos Climáticos e a Saúde dos Portugueses: Futuro(s) por imaginar e construir’ é o mais recente estudo da Return on Ideas. Desenvolvido, em conjunto com especialistas na área do ambiente, para a Médis, foi apresentado no passado dia 25 de Outubro, numa sessão divulgada pelo Expresso que pode ser revista na íntegra AQUI.
Além de explicar relações entre as mudanças climáticas e a saúde, uma reconhecida lacuna de conhecimento, o estudo esclarece sobre as percepções que os portugueses têm desses riscos, concluindo que, embora chegando facilmente às ameaças para a saúde, a grande maioria não as compreende na sua extensão e gravidade.
Porque a entrega de problemas sem caminhos de esperança não cabe no que gostamos de fazer, integramos no estudo exemplos de iniciativas que dão prova de espaço para a mitigação e adaptação às alterações climáticas. Nesta matéria, a acção não dispensa a sensibilização para os problemas; mas será inviável se o futuro não se revestir também de qualidades apetecíveis.
Esta convicção conduziu-nos a uma audácia: a de oferecer, com o estudo, um objecto artístico que levasse à reflexão sobre o futuro. O ensaio ‘O futuro do clima, o clima do futuro’, foi escrito por Gonçalo M. Tavares em resposta a essa nossa ambição. E desafia os nossos imaginários.
O estudo pode ser descarregado na íntegra AQUI