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  • Boas notícias: a relevância dos formatos POP

    Na investigação realizada pelo C-Lab sobre Crianças e Adolescentes, cujos resultados foram apresentados dia 3 de Junho no Auditório da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, há boas notícias para marcas e marketeers. Os números apresentados sobre o quorum que se junta em frente da televisão para ver determinados programas evidenciam o peso dos (muitos) novos formatos de media que são verdadeiramente ‘pop’, como sublinha o paper publicado por este laboratório da Return on Ideas.

    Apesar de navegarem no long tail, 58% das crianças e adolescentes afirmam gostar e seguir pelo menos uma telenovela, revelando que estes formatos tradicionais e mainstream continuam a ter um enorme impacto junto das gerações mais jovens. O realismo e a proximidade às personagens que aparecem na TV (principais razões apontadas para gostarem da telenovela que seguem, reunindo 44% e 24% de respostas, respectivamente) parecem ser os principais drivers de aproximação aos formatos de telenovela ou aos reality shows. Destaca-se ainda a importância que é dada à capacidade destes programas reunirem a família numa actividade conjunta, sendo a mesma declarada tanto pelos pais como pelos filhos (21% dos jovens entre os 10 e os 17 anos apontam o momento em família como razão para seguir a telenovela).

    Não obstante a procura de realismo, o universo do fantástico é também um forte mobilizador de crianças e adolescentes. Fenómenos de grande sucesso como os ‘The Hunger Games’ (Os Jogos de Fome), também porque suportados numa rede de múltiplos formatos que permitem uma boa apropriação do tema (livros, filmes, jogos, bandas sonoras), vêm comprová-lo. O trailer de lançamento do filme ‘Os Jogos da Fome: A Revolta – Parte 1’ (um dos filmes da trilogia) atingiu em de 24 horas mais de quatro milhões e quinhentas mil visualizações.

    Para as marcas, importa reter que fenómenos de mass market prevalecem e são consumidos por crianças e adolescentes nos diversos formatos disponíveis. Não se esgotam em si, mas geram hoje conteúdos que têm a capacidade de alimentar por largos períodos de tempo várias plataformas, conquistando o interesse destes públicos.

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