Ideias

  • Categories
  • A Saúde dos Portugueses, um BI em nome próprio

    A propósito do seu 25º aniversário, a Médis fez hoje público o estudo “A Saúde dos Portugueses, um BI em nome próprio’ que é a primeira pedra de um empreendimento maior: uma plataforma de conhecimento de nome ‘Saúdes’ que visa olhar e acompanhar a saúde dos portugueses a partir da sua experiência própria e não pela lente mais comum de médicos, especialistas e investigadores. Biografias de Saúde – muito para além de biologias – é o foco desta investigação cuja autoria é assumida pela Return on Ideas.

    Que saúde têm ou acham que têm os portugueses?

    Mais importante do que mapear a sociedade pela saúde que tem ou indica ter, pareceu-nos ser mapear uma sociedade em movimento para a saúde que ‘quer ter’. É essa crença na mobilização por vontade própria ou, por oposição, a entrega ao imobilismo, que figura como o ponto mais interessante de discussão numa óptica de futuro, da promoção (desejável) de uma sociedade de bem-estar.

    Nesse prisma, criou-se um modelo de segmentação com sete grupos comportamentais distintos e um indicador ‘Potência Saúde’ que pretende sintetizar a força do movimento pró saúde dos portugueses. Estes e muitos outros dados, ideias, conclusões mas, também, questões que idealmente levarão a outras questões, podem ser integralmente acedidos aqui.