Três anos passados da primeira edição do estudo “A saúde dos portugueses – um BI em nome próprio”, a Return On Ideas volta a estudar a relação dos portugueses com a sua saúde. Depois de dois estudos fundamentais sobre a Saúde das Mulheres e o Impacto das Alterações Climáticas na saúde, este é o quarto estudo que desenvolvemos para a Médis, em concreto, para a sua plataforma de conhecimento Saúdes.pt, que vimos nascer e crescer com o nosso trabalho.
Com a promessa de ir alimentando uma série longa de avaliações sobre a saúde em Portugal, o estudo revisita os indicadores criados em 2021 – Qualidade dos Serviços de Saúde, Acesso à Saúde, Percepção de Literacia em Saúde, Auto-avaliação de Saúde e Potência Saúde –, assim como um exercício de segmentação feito no primeiro estudo.
Para além desse barómetro, a investigação aprofunda alguns temas sobre os quais importa reflectir por serem os que actualmente mais estarão a conter, ou mais poderão potenciar, a saúde dos cidadãos. A saúde mental, a fragilidade dos jovens, a relação com o trabalho, a insegurança financeira e os novos recursos digitais para gerir saúde são tendências que atravessam o tema da saúde e levantam questões que importa discutir em sociedade.
O estudo foi apresentado ao público pela Return On Ideas no dia 16 de Outubro de 2024, num evento marcado por importantes conversas e debates entre especialistas.
Para poder consultar este e os anteriores estudos desenvolvidos para a Médis, aceda a saudes.pt
01
Nov
2024