Ideias

  • Categories
  • A Saúde das Mulheres: um potencial a alcançar

    Mantendo o envolvimento com o projecto Saúdes – uma plataforma da Médis que visa conhecer, e dar a conhecer, a saúde a partir da própria experiência das pessoas – a Return On Ideas voltou a desenvolver uma investigação que olha a saúde dos portugueses, desta vez focada na Saúde das Mulheres.

    A constatação de défices de saúde e bem-estar das mulheres face aos homens, ao mesmo tempo em que nelas se detecta uma tendência para maior vigilância da sua saúde, levou a um estudo onde se procuram perceber os motivos que explicam os défices e, sobretudo, detectar espaços de melhoria de bem-estar ao longo do ciclo de vida das mulheres.

    O estudo prova que, entre outras razões, a inacção em relação ao bem-estar das mulheres se deve a uma excessiva normalização do seu mal-estar, desde logo, entre as próprias. Os temas da saúde reprodutiva e sexual ainda estão culturalmente agarrados a mitos e constrangimentos que levam a que as mulheres silenciem o seu mal-estar e o integrem como normal – porque assim foi historicamente. É aqui que, numa análise iminentemente sociológica, se encontra o potencial de melhoria da sua condição: se as próprias mulheres estiverem cientes do que as espera, se puderem actuar na prevenção, se conseguirem relacionar o mal-estar que sentem com as causas que estão na sua origem, podem ser mais consequentes.
    O estudo aponta ainda algumas iniciativas em diferentes áreas de actuação que sugerem uma evolução na consciencialização e na actuação a favor da saúde da mulher. Essas iniciativas, bem como todos os dados e restantes conclusões do estudo, podem ser integralmente consultados neste documento