A área de Conhecimento da Return On Ideas surgiu e construiu-se em torno da resposta a três desafios fundamentais

I. desafio de colocar as perguntas certas

O nosso primeiro grande projecto de conhecimento – o C- The Consumer Intelligence Lab – fez e faz o elogio do método laboratorial. Essa experiência confirmou a nossa crença de que o conhecimento será tanto mais útil quanto nasça para responder a perguntas / hipóteses muito concretas. Colocá-las e consensualizá-las dentro das empresas e em sede de projecto é per si um grande desafio de partida.

II. desafio de ser insight

O conhecimento profundo do cliente / consumidor (=insight) impõe uma análise sistemática e pluridisciplinar de informação, de um olhar atento, holístico e continuado para uma realidade em contínua mudança.

Nascemos no cruzamento de competências e de olhares atentos, privilegiando o constante questionar da realidade que nos rodeia.

III. desafio de chegar aos decisores

O conhecimento tem que nascer ao serviço de propósitos – de crescimento, de diferenciação, de inovação, de fidelização – e só será útil se chegar a quem decide, no momento prévio à tomada de decisão.

Dispor dos formatos certos de disseminação e de apresentação do conhecimento é um  desafio que se assumiu com uma prioridade desde o momento zero.