Ideias

  • Categories
  • O futuro é um exercício qualitativo de reconquista de lugar na vida dos consumidores

    Foi na ilustre Fundação Calouste Gulbenkian que este ano reunimos a comunidade do C-The Consumer Intelligence Lab para partilhar os resultados da 6ª edição da investigação “Tendências de Mudança do Consumidor”. O acolhimento naquela casa representou para nós um momento simbólico de celebração, sobretudo por vir confirmar a pertinência de um projecto que desde a génese tem por ambição conhecer e ser “um fresco” sobre a realidade da sociedade portuguesa.

    Para além do espaço, quisemos trazer outras novidades à sessão. Tendo como pano de fundo o tema que escolhemos como fio condutor para o desenvolvimento das Tendências deste ano – A OPTIMIZAÇÃO DO EU E DO MUNDO EM QUE SE VIVE – trouxemos mais pessoas para o palco. À equipa que todos os anos se envolve na investigação juntámos as vozes de especialistas que ajudaram a desconstruir os temas, trazendo diferentes primas de análises e desafios para cima da mesa. Também para pensar implicações para marcas e modelos de negócio quisemos a opinião de quem há muitos anos anda a pensar marca e comunicação. Estamos, tal como o consumidor, em processo de optimização!

    Da reflexão feita, resulta para nós a evidência de que os consumidores entraram num novo estágio de transformação, onde a Crise deixa de constituir o principal driver de mudança. O desafio que agora se coloca às marcas não é um exercício de recuperação quantitativa. Mais do que compensar (eventuais) perdas, as marcas vão ter que reconquistar afinidades e recriar o seu papel na vida do consumidor – um indivíduo que reenquadrou os seus factores de felicidade e reconfigurou necessidades, que soube conquistar novos territórios, que se tornou proficiente a viver num mundo de hiper-estimulação e com existências multifacetadas. Este consumidor da “Nova Realidade” não aliena nem desconsidera o valor das marcas. Enquanto entes familiares, as marcas são convocadas: têm a missão de abrir caminhos e de o saber acompanhar.