No dia 13 de Novembro, apresentámos em Luanda o nosso Observatório Angola (OA), um projecto que se apresentou nas suas múltiplas ambições: a ambição de compreender o consumo e os consumidores, a ambição de reunir um grupo de empresas de referência em Angola, a ambição de ser ferramenta de suporte à decisão, a ambição de congregar experiências e saberes de diferentes áreas do conhecimento para servir estes e outros propósitos.
A sessão de lançamento, além da apresentação do projecto e da forma de o operacionalizar, contou com um momento especial, que ilustrou o tipo de reflexão e de diálogo que se quer convocar. Esse momento foi protagonizado pelo Carlos Liz e pelo Professor Doutor José Octávio Van-Dúnem, que conversaram sobre 6 grandes tópicos reveladores daquela que é a complexidade da grande sociedade angolana:
– A importância da História de Angola, nomeadamente a mais recente, a dos tempos de guerra e da tão desejada e merecida Paz
– As configurações da Geografia Humana, das interações entre étno culturas tão ricas e tão diversas
– A evolução das Famílias no plano dos conceitos de núcleo/família alargada, bem como dos papéis em mudança entre homens e mulheres
– A especificidade de um consumidor, que também ê produtor de valor, com muitas atividades económicas ligadas a compreensíveis estratégias de sobrevivência
– A erupção das tecnologias de informação e comunicação trazendo para Angola níveis de utilização surpreendentes é muito avançados à escala global
– O progressivo desenho urbanístico, procurando dar resposta ao grande movimento de atração das populações pela grande Luanda, enfrentando o problema da mobilidade
Esta sessão foi uma importante etapa mas, sem dúvida, apenas o começo de um projecto verdadeiramente desafiante para a Return on Ideas.