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  • (Re)valorizar a água: colaboração com a Gulbenkian

    Estamos conscientes do valor da água? Ou do custo de não a ter disponível? Como despertar os cidadãos para o risco de escassez?

    Pela assinatura do nosso C-The Consumer Intelligence Lab, a Return on Ideas conduziu para a Gulbenkian o estudo “O uso da água em Portugal: olhar, compreender e actuar com os protagonistas chave”. O projecto corporiza mais uma aproximação da ROI a temas de cidadania, concretamente ao desenvolvimento sustentável.

    A investigação, cujos resultados foram publicados este mês, teve como intenção capacitar o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Gulbenkian no seu propósito de criar uma nova ‘Cultura da Água’ em Portugal.

    Num cenário provável, segundo cientistas, do país se confrontar com a escassez de água já nas próximas duas décadas, foi necessário conduzir duas linhas de investigação: uma que incidiu nas práticas do sector que mais depende do recurso hidríco – a agricultura –, outra que pretendeu mapear as percepções do cidadão comum.

    Entre conversas com diversos especialistas e o trabalho de campo, foram realizadas 52 entrevistas em mais de 100 horas de auscultação. O resultado foi uma estrutura metodológica que, mais do que um diagnóstico, procurou formular caminhos de actuação e identificar agentes aceleradores de mudança.

    Dos factos às ideias, ambicionamos que o nosso trabalho ajude à necessária mobilização de um conjunto alargado de entidades – de organizações sectoriais à grande distribuição – para o que possa ser o seu papel impulsionador de novos paradigmas de valorização e uso de água.