Ideias

  • Categories
  • Observatório Angola: lançamento formal do projecto

    Dia 13 de Novembro será lançado formalmente em Luanda o novo projecto de consumer & market research da Return on Ideas: o ‘Observatório Angola’.

    Neste projecto, em que contamos com o patrocínio institucional do Banco Privado Atlântico, propomos reunir uma equipa pluridisciplinar em torno da reflexão sobre os comportamentos, aspirações e preferências dos consumidores angolanos.

    Nesta sessão fundadora, aberta a todas as entidades interessadas em participar na reflexão sobre o futuro do consumidor, honra-nos, com a sua presença, enquanto consultor do projecto, o Professor Doutor José Octávio Van-Dúnem, sociólogo e pensador, uma referência na sociedade angolana. Como consultor do Projecto o seu papel será fundamental na construção das hipóteses de trabalho e na posterior interpretação e valorização dos resultados das investigações que o Observatório vai levar a cabo.

    Ao longo dos últimos anos, a presença de especialistas em estudos de mercado tem sido crescentemente requerida por parte das empresas que operam em Angola: a uma relativa ausência de informação sobre a população, agora colmatada com a publicação do CENSUS, juntava-se a constatação de uma nova dinâmica social e uma célere evolução dos mercados de consumo, ditada pelo crescimento económico e pela consequente ascensão de uma classe média com maior poder de compra e pelo desenvolvimento incessante de novas ofertas.

    É o conhecimento desta realidade efervescente e em acelerada mudança que nos mobiliza, e muito, enquanto investigadores. Temos a convicção de que é chegado o tempo de observar e ouvir o consumidor angolano.