Ideias

  • Categories
  • ID Empresas: a confirmação da premência de conhecer este mercado

    No ano da fundação do E-Monitor, a Return on Ideas entendeu como fundamental consensualizar os grandes números que definem e caracterizam este mercado. Dessa convicção resultou a publicação de um ID Empresas.

    Com ele compreendemos que a renovação (de parte) do tecido empresarial que a crise económica fez despoletar e acelerou, contribuiu e está a contribuir para a construção de uma geração de empresas com um novo ADN e para a ampla recriação da generalidade das empresas na grande maioria dos sectores.

    O tecido empresarial constitui hoje uma sociedade, um ecossistema, mais complexo e de maiores contrastes: a par de empresas que nascem com sangue novo, endereçando um novo quadro de oportunidades e regras do jogo, subsistem empresas em enormes dificuldades, reféns de níveis de

    endividamento muito elevados… ao lado de empresários mobilizados e receptivos a novos modos de fazer, estão empresários desmobilizados e, muitos deles, a sentir a precarização. Coabitam sectores ditos tradicionais com novas áreas de negócio. O foco no mercado interno existe a par de

    um amplo crescimento das exportações e dos processos de internacionalização.

    Estas múltiplas recriações com que nos confrontámos são um bom prenúncio para um projecto como o E, que em continuidade pretende acompanhar o desenvolvimento real do tecido empresarial português.

    IMG_9452